Pela necessidade de manter viva a História de Carauari, que em 2022 completou 111 anos de emancipação política no dia 27 de setembro de 1911 decidi escrever um livro sobre a história de minha querida cidade. A cidade situada na Calha do Rio Juruá, é uma das referências na região, no Estado do Amazonas e ainda não tinha um legado de um livro próprio de contasse as histórias de seu povo. Havia pequenos escritos como apostilas e outros materiais didáticos disponíveis em versão impressa e on line para ajudar na compreensão da historicidade do município, porém, de forma ainda superficial e desatualizada. Mesmo assim, esses dados que precisavam de atualização serviram também de embasamento o livro História de Carauari.
O estímulo em fazer este trabalho foi a disponibilidade das pessoas e entidades que me ajudaram num verdadeiro mutirão literário, porém, que me exigia paciência, dedicação e fé. Muitos criaram expectativas por se tratar de um livro que seria inédito, ajudaria a cidade a manter a memória histórica preservada e ainda por cima ser escrito por um filho de Carauari. Talvez alguns pensaram que eu não seria capaz, visto que “santo de casa não faz milagre”, contudo, o milagre aconteceu.
No dia 15 de novembro de 2022, dia da Proclamação da República, feriado nacional, no Centro de Eventos da Orla Municipal de Carauari, por volta das 19:30 h aconteceu o lançamento do livro da História de Carauari conhecido também como noite de autógrafos. Familiares e amigos compareceram num evento que ficou marcado pelo lançamento do primeiro livro que atualizou e inseriu os dados históricos do município. O legado do livro não poderia ser esperado de imediato, mas a satisfação e a curiosidade de uma noite de autógrafos fez com que pessoas sentissem que era necessário um livro para entender fatos que estavam adormecidos no tempo ou mesmo que sequer sabiam como era a nossa história. Tive apoio das autoridades locais e regionais que ajudaram no evento.
Após isso, o livro foi adquirido por muitos carauarienses tanto no Brasil como no exterior e pessoas não nasceram aqui mas que amam essa cidade. Uma verdadeira busca por conhecer o que sua querida Carauari ainda não tinha revelado. Pessoas que sorriram, choraram em ver fatos, personagens que contribuíram para o município de Carauari e estavam agora devidamente registrados sejam por fotos e manuscritos.
O trabalho da publicação da História de Carauari foi muito importante e será um legado para as futuras gerações que deleitarão deste material literário.
Autor:
Hilário Jebeson Viana da Costa nasceu em Carauari, no estado do Amazonas. É graduado em Ciência Política (2007) e em Licenciatura em Letras (2009) pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Mestre e doutorando em Ciências da Educação pela Absolute Christian University (EUA), também é bacharel em Jornalismo pela Faculdade Católica Paulista. Possui especializações em Gestão Escolar e Educação Digital (Dom Alberto), Língua Portuguesa e Literatura (UNIASSELVI), Administração Pública e Comunicação Institucional (Castelo Branco).
Professor, radialista e jornalista, integra o conselho editorial das revistas científicas Absolute e Excellence, publicadas no Brasil, Estados Unidos, Angola e Austrália. É membro ativo de importantes instituições culturais: a Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia (ALCAMA), a Associação dos Escritores do Amazonas (ASSEAM), a Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia (ALACA) e a Casa do Escritor Júlio Antônio Lopes.
Autor de História de Carauari e A Relevância da Prática da Leitura no Ensino Fundamental II do CETI Pedro Alves da Silva em Carauari – Amazonas, é também coautor da obra Antologia Prosa & Verso – 30 anos da ASSEAM. Sua atuação acadêmica, cultural e jornalística destaca-se pelo compromisso com a Amazônia e pela promoção da educação e da produção literária regional.

